sábado, 19 de maio de 2007

E o Pan está chegando...


Faltando muito pouco tempo para o Pan do Rio começar, os cariocas já vivem a expectativa do que poderá acontecer de melhor e de pior durante a competição.

De melhor podemos dizer que se a segurança hoje é um fator que causa preocupação a quem sai de casa no Rio, no Pan ela será maior, afinal de contas os "olhos" de todo o mundo estarão voltados para o Rio de Janeiro e qualquer incidente nessa área pode ser desastroso não só para a imagem da cidade, assim como para a imagem do próprio Brasil. Não que a imagem do Rio seja das melhores lá fora hoje em dia com a constante guerra civil em que vivemos.

De negativo durante o Pan fica a pergunta se nossa infra-estrutura está preparada para receber uma competição deste tipo que trará milhares de estrangeiros para a cidade. O caos nos meios de transporte, em especial o trânsito na cidade promete ser maior do que já é hoje em dia, até porque teremos algumas competições que serão realizadas em locais públicos como a Lagoa Rodrigo de Freitas e que por serem gratuitos vão atrair um grande público.

De fato este Pan também tem a importância de ser um teste, pois o Brasil almeja sediar uma Copa do Mundo, e para tanto tem que mostrar que tem a capacidade para tanto. Por isso o esforço não só da Prefeitura, bem como dos Governos Estadual e Federal em tentar fazer do Pan um sucesso lá fora.

Mas nem tudo vai ser tão fácil assim, prova disso é que dois instrutores de segurança americanos (foto) que estão no Rio para ajudar no treinamento dos bombeiros que vão atuar no Pan, foram assaltados neste sábado no calçadão da Praia de Ipanema por um menor de 15 anos que foi detido logo em seguida por policiais. Isso só vem a mostrar que o problema de segurança no Rio pode até melhorar durante o Pan, mas não será resolvido. O medo do carioca no entanto é outro, é que após o Pan tudo volte a ser como era antes, e que a violência cotidiana de hoje no Rio fique pior.

Nenhum comentário: