domingo, 27 de maio de 2007

Celebração da Burrice.


Quando eu era estudante nos meus tempos de colégio, lembro que apesar de ser um tanto quanto "disperso" em relação a prestar atenção na aula, sempre tive que me esforçar muito para estudar nem que fosse para passar de ano. Algumas matérias tipo química, biologia e física pareciam um tanto quanto inúteis para quem planejava já naquela época partir para o ramo da advocacia ou até arriscar alguns passos na carreira diplomática.

Mas apesar de achar as mesmas inúteis, era obrigado a aprender as mesmas nem que fosse para passar nas provas e consequentemente não repetir de ano. Assim foi durante todo a minha vida escolar, não tendo eu repetido nenhuma matéria, apesar de estar longe de ser um CDF.

Muito me surpreende que hoje ao ler os jornais existe uma resolução do Prefeito do Rio que institui o fim da repetência nas escolas municipais. Agora basta ir a escola e assinar a lista de presença, não havendo necessidade de fazer provas ou comprovar que está realmente aprendendo a matéria.

Nunca tinha visto um absurdo tão grande em matéria de ensino, é a celebração da ignorância e da falta de interesse em melhorar ou ao menos corrigir as deficiências das escolas municipais. O grande demérito é que se o ensino em escola pública hoje em dia já era visto como ruim, agora passou a ser inexistente. Se passamos a celebrar a burrice com a aprovação, com que celebraremos o aprendizado?

Nenhum comentário: