quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Direito de Resposta: Belmonte


Pronunciamento oficial da empresa:

A Rede Belmonte de bares surgiu em novembro de 2002, a partir de uma única casa no Flamengo.
Desde então tornou-se referência nacional no segmento de botequins. Hoje, contabilizando mais seis estabelecimentos: Leblon, Ipanema, Jardim Botânico, Copacabana, Lapa e no mês passado foi aberta a casa também na Barra da Tijuca.

Gostaríamos de esclarecer alguns pontos sobre o episódio de ontem, quando o Belmonte do Jardim Botânico foi autuado pela Vigilância Sanitária através da Delegacia do Consumidor (Decon). Inclusive, pontuando números finais, já que os mesmos se chocam entre várias matérias divulgadas.
1 _ A quantidade de alimentos recolhidos pela Vigilância Sanitária foi de 268,5 Kg
2 _ O gerente Francisco Marcone de Oliveira que foi preso no ato da inspeção voltou à liberdade no início da noite de ontem com o pagamento por parte da empresa de uma fiança no valor de R$ 10.000 ,00 (dez mil reais).
3 _ A casa recebeu duas multas no total de R$ 1.086,00 (Um mil e oitenta e seis reais).

Feito este preâmbulo, gostaríamos de ressaltar o seguinte:

Ao contrário de algumas informações equivocadas na Internet, muitas delas por internautas que não tiveram esclarecimento pormenorizado do ocorrido, é bom ressaltar que nenhum produto estragado foi encontrado nas dependências do estabelecimento . ´
E este foi o motivo pelo qual a casa não foi fechada.
Gostaríamos de deixar claro que isso é bem diferente do recolhimento de material sem data de validade especificada.
E vale ressaltar: Nenhum único quilo dos alimentos apreendidos foi retirado da cozinha. E sim do estoque.

Citamos, por isso mesmo, parte da declaração do Diretor de Fiscalização Sanitária da Zona Sul _ Eduardo Sá Barreto, publicada no Jornal do Brasil, na edição de hoje (28 de agosto), na editoria Cidade, página A13, ao repórter Breno Costa:
"... As carnes não estavam estragadas e é provável que até estivessem dentro da validade, mas isso, não estava informado."

Este escritório aplaude a pertinência com que, entre outras, colunas como "Programa Furado", de O Globo, "Humpft!", do Jornal do Brasil, e "Qual é a furada?", O Dia, prestam serviço aos consumidores (algo que nós desta assessoria também somos), abrindo espaço para suas reclamações e dando direito de resposta às empresas. Em novembro deste ano, a Rede Belmonte completa cinco anos de mercado. Mesmo com sete casas, nos orgulhamos de representar um estabelecimento que, no quesito qualidade de pratos e acepipes, tem passado ao largo dos espaços supra-citados.

De todos os Belmontes, a casa do Jardim Botânico é a que possui o maior espaço físico para estoque. Entre o primeiro e o segundo andar, há um ambiente refrigerado com mais de 350 metros quadrados. Não vamos aqui questionar o equívoco ocorrido por parte da empresa. Assumimos o erro. E este foi resultado de administração do estoque. Contudo, o primeiro bem do Belmonte são seus clientes.
Tanto isto é realidade, que basta consultar o volume de comunidades criadas no orkut, espontaneamente, por freqüentadores da casa.

A Rede de Bares Belmonte assina mais de 300 carteiras profissionais.
O dono da empresa investe na sua equipe, a ponto de estar pagando aulas de inglês para vários funcionários dos sete estabelecimentos. Este processo começou antes do Pan e hoje é instrumento de aprimoramento dos funcionários. A Rede acredita no potencial turístico desta cidade e inúmeras matérias na Europa e Estados Unidos já citaram a casa.

Para se ter uma idéia do que significa a administração de uma rede, apresentamos os números abaixo.
E isso não é desculpa, pois a falha já foi assumida, apenas uma ilustração.

* Por mês (compra/tonelada):
_ Frango: 2,5 t
_ Peixe: 1,5 t
_ Camarão: 5t

* Outros números (venda/mês):
_ 3.600 pratos a base de frango
_ 2.100 pratos a base de linguado
_ 4.000 risotos de camarão
_ 35 a 40 mil empadas por mês

* Freqüência da Rede: 1.400 pessoas em média/dia


Dito isto, gostaria de agradecer à compreensão quanto ao tempo para este posicionamento.
Esta questão está sendo tratada de forma auto-crítica por parte da empresa.
E nós, em nome da Rede Belmonte, nos colocamos à disposição para outros esclarecimentos.

Grato,
UM+UM Assessoria e Produção
tels: (21) 2545 7345 / 2256 3787
www.umaisu.com

Nenhum comentário: