domingo, 16 de dezembro de 2007

Jesus Malverde !!!!



Jesus Malverde é o nome da cerveja que fazendo sucesso no México. Tudo seria normal se o nome Jesus Malverde não fosse também o nome de um "santo" (não reconhecido pela igreja católica) que é padroeiro dos traficantes mexicanos.

A lenda de Malverde, cuja existência nunca pôde ser comprovada, é de que ele foi um assaltante que roubava dos ricos para dar aos pobres. Entre as muitas versões sobre sua origem, dizem que nasceu em Jalisco ou Sinaloa, em 1870, mas sempre atuou em Culiacán (Sinaloa). Lá ele teria sido capturado e enforcado pelos guardas rurais, em 3 de maio de 1909.

Os fiéis de Malverde são os narcotraficantes. Mas em suas capelas também aparecem ladrões, matadores de aluguel, prostitutas, drogados e imigrantes.

Gutiérrez, porta-voz da cervejaria, insiste que o nome está ligado à cultura do México. "Estamos orgulhosos de promover esta marca", disse.

A Cervejaria Minerva, fabricante da cerveja Jesus Malverde, foi fundada por empresários do estado de Jalisco, tem capacidade para produzir 100 mil litros mensais.

Um comentário:

Anônimo disse...

esse santo também é cultuado na Colômbia, onde, na cidade de Cáli existe uma pequena capela em sua homenagem.
Ele, era uma espécie de "Lampião"
do México.