terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Charles Chaplin - O Gênio


"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."
Charles Chaplin

Neste dia 25 de dezembro se completam 25 anos sem Sir Charles "Charlie" Spencer Chaplin que se tornou um dos ícones do cinema mudo e revolucionou toda uma industria como ator e diretor de sucesso em Hollywood.

Seu principal e mais conhecido personagem foi "O Vagabundo (The Tramp)": um andarilho pobretão com as maneiras refinadas e a dignidade de um verdadeiro cavalheiro, vestindo um fraque preto esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu-coco ou cartola, uma bengala de bambu e sua marca pessoal, um pequeno bigode. Chaplin foi uma das personalidades mais criativas da era do cinema mudo; ele atuou, dirigiu, escreveu, produziu e eventualmente financiou seus próprios filmes.

Nascido em Londres, Chaplin era privilegiado com um quociente de inteligência de 140e tinha como passatempo jogar xadrez.

Charles Chaplin morreu aos 88 anos no dia de Natal (25 de Dezembro) de 1977 em Vevey, Suíça em consequência de um derrame cerebral e foi enterrado no Cemitério Corsier-Sur-Vevey em Corsier-Sur-Vevey, Vaud, Suíça.

Nenhum comentário: